Sociedade
SMAS de Leiria suspendem cortes de água por falta de pagamento
Os SMAS aprovaram um conjunto de medidas para minimizar os impactos da Covid-19 nos seus clientes.

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria aprovaram diversas medidas para apoiar os clientes no âmbito da pandemia de Covid-19.
1 – Suspensão dos cortes de água por falta de pagamento e flexibilização dos pagamentos de faturas.
2 – Isenção da tarifa fixa de água para todos os clientes, durante o mês de abril. Não é necessário solicitar, a aplicação é automática.
3 – Suspensão do Contrato para os clientes não-domésticos mediante o envio do requerimento IMP 070. Nesta situação a suspensão dura até o cliente solicitar a reativação. O contador não é levantado mas é colocado selo e fechada a água.
4 – Isenção das tarifas fixas de água, saneamento e RSU, durante o mês de abril. Aplica-se a duas situações:
4.1 – Clientes não-domésticos que encerraram em resultado da declaração do estado de emergência. É necessário o envio do requerimento IMP 069 e aplica-se apenas ao mês de abril. Neste caso (ao contrário da suspensão) o cliente pode consumir água.
4.2 – Clientes domésticos onde um membro do agregado familiar está a auferir 66% do vencimento para apoio a filhos menores. É necessário o envio do requerimento IMP 069 e aplica-se apenas ao mês de abril. Necessita também da declaração comprovativa do apoio da segurança social e, caso não seja o titular do contrato o comprovativo, das Finanças / IRS, do agregado familiar.
5 – Isenção das tarifas variáveis de Água, Saneamento e RSU para os Clientes com tarifário doméstico social, durante o mês de abril. Este benefício só está disponível para os clientes domésticos com tarifário social e é de aplicação automática, sem necessidade de requerimento. E será aplicado à/às fatura(s), sempre na sequência de uma leitura do contador, que deverá ser feita pelo cliente através do n.º 800 500 007 ou no Balcão Digital dos SMAS de Leiria.
Consulte aqui os formulários disponíveis.
