Ligue-se a nós

Sociedade

Surto de covid-19 detetado no Centro de Apoio a Deficientes em Fátima com 30 infetados

A delegada de saúde esclareceu que a instituição já ativou o seu plano de contingência e, “como está organizada por módulos, facilita o combate à propagação” da doença.

Publicado

em

Por

Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima,
Foto: Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima / DR

Um surto do novo coronavírus no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, concelho de Ourém, infetou 30 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a Autoridade de Saúde.

“Recebemos a semana passada o alerta de dois casos positivos no Centro de Apoio a Deficientes e iniciámos o rastreio na instituição”, explicou Ana San-Bento, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.

Segundo a médica, “numa primeira fase foram testados todos os colaboradores e utentes desse piso, e desse rastreio identificámos 28 casos positivos, dos quais 13 são funcionários”.

“No total, temos 30 casos positivos, dos quais 13 são funcionários”, adiantou, referindo que na segunda-feira “foram testados os restantes colaboradores, aguardando-se os resultados”.

Ana San-Bento informou que “também os utentes residentes noutras partes da instituição serão testados nos próximos dias”, salientando que “apenas um utente necessitou de ser transferido para uma unidade hospitalar”.

“Os casos positivos vão ser colocados num dos módulos, facilitando o seu isolamento”, declarou Ana San-Bento, realçando que a situação está a ser acompanhada “em articulação com a Proteção Civil e Segurança Social”.

O Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, no distrito de Santarém, é gerido pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Criado em 1989, “tem capacidade para acolher 192 pessoas com idades entre os 3 e os 65 anos” e a sua equipa técnica é composta por 212 pessoas, segundo o ‘site’ da UMP.

Além do lar residencial, tem ainda um centro de atividades ocupacionais e uma escola de educação especial.

POPULARES