Ligue-se a nós

Cinema

Terror em bom – Saint Maud

“A intensa devoção cristã de Maud convence-a de que é especial e que foi escolhida para levar a cabo o trabalho de Deus na terra”.

Publicado

em

Saint Maude
Foto: Reprodução Saint Maude

Título: Saint Maud
Realizador: Rose Glass
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis

 

Maud (Morfydd Clark) é uma jovem enfermeira, introvertida, um pouco desajeitada socialmente e com uma fé arrebatadora. A sua paciente mais recente é Amanda (Jennifer Ehle), uma antiga dançarina, que sofre de cancro. A intensa devoção cristã de Maud convence-a de que é especial e que foi escolhida para levar a cabo o trabalho de Deus na terra. A sua missão é salvar a alma de Amanda, antes que a doença a leve deste mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=bZr2tPd52nU

Numa necessidade constante de se provar digna da deferência que Cristo lhe presta, a protagonista distorce a verdade ao longo da história, de forma a esta confirmar a visão messiânica que ela tem de si própria. Maud resiste estoicamente a todos os suplícios, acolhendo-os e desejando-os, pois acredita serem privilégios e parte fundamental de um destino maior que lhe pertence.

Saint Maud é um filme de terror psicológico, que nos faz entrar na mente da personagem e ver a realidade pelos seus olhos. A interpretação arrepiante de Morfydd Clark e a cinematografia perfeita elevam a longa-metragem e distanciam-na do filme de horror tradicional, sem “sustos” mas com várias cenas desconfortáveis, sinistras e chocantes. Outro ponto de destaque é a forte crítica ao fanatismo religioso, refletida na trajetória de Maud e no final apoteótico e visualmente marcante.

Escrito e realizado por Rose Glass, Saint Maud foi nomeado para Melhor Filme Britânico nos BAFTA e recebeu o prémio para Melhor Cinematografia nos British Independent Film Awards.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES