Agenda
The Gift, Gisela João e Bonga vão atuar nas Festas do Bodo
As festividades seculares vão decorrer de 27 de julho a 1 de agosto.

As Festas do Bodo, em Pombal, vão contar com nomes da música como The Gift, Gisela João, Resistência e Bonga, além de novivades como o Bodo das Freguesias ou o regresso do Agro-Bodo.
As festividades seculares vão decorrer de 27 de julho a 1 de agosto, numa organização tripartida entre o Município de Pombal, a PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal, em parceria com entidades locais.
A intenção é “envolver todas as freguesias do concelho para que todos os munícipes se identifiquem com as Festas do Bodo”, explica o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, num comunicado enviado às redações.
Destaque para o regresso da vertente rural com o Agro-Bodo, no espaço junto às piscinas municipais, valorizando os produtores agrícolas locais, com destaque para a exposição de diferentes raças de ovinos, caprinos e bovinos.
Na mesma zona, surge mais uma vez o Bodo dos Pequeninos, este ano dedicado à arte circense.
Na vertente desportiva mantém-se a realização da Prova do Bodo, denominada de Corrida João Faria, Corrida das Farturas e a Caminhada do Bodo. Será tamb+em retomado o percurso de BTT “Na rota dos fornos do bodo”.
A devoção à Nossa Senhora do Cardal, a essência das Festas do Bodo, cumpre-se com a Missa seguida de Procissão de Velas, e Pregação na tarde de domingo, 30 de julho, este ano com a participação de cerca de um milhar de jovens peregrinos, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que estarão por estes dias em Pombal.
À semelhança do ano anterior, as Festas do Bodo chegam ao fim na terça-feira, dia 1 de agosto, com o Dia da Diáspora, no Castelo de Pombal.
Quanto à animação cultural, o programa inclui espetáculos no Largo do Arnado (palco principal) com nomes como FF acompanhado pela Banda Filarmónica Ilhense, Plutónio, The Gift, Gisela João, Resistência e Bonga. Todos os concertos são gratuitos.
A apresentação do evento aconteceu esta quinta-feira, dia 15 de junho, com Pedro Pimpão a enfatizar que “o Bodo é dos pombalenses e para os pombalenses” e por isso a autarquia está “cem por cento disponível para acolher sugestões e contributos que sejam apresentados”.
