Desporto
Tok’andar: Porto de Mós lança 21 percursos
O programa arranca a 12 de março com a Rota dos Veados, com partida da Cabeça Veada. O encerramento é no dia 25 de junho com “Todos por todos”, no centro de Porto de Mós.

Um circuito de 21 caminhadas convida à descoberta de Porto de Mós em percursos que atravessam a natureza, história, gastronomia ou geologia das dez freguesias do concelho.
Os percursos, que totalizam cerca de 210 km, realizam-se entre 12 de março e o final de junho.

Assim, ao longo dos próximos quatro meses, de dia, mas também de noite, será possível apreciar o património arquitetónico histórico, subir ao ponto mais alto do concelho – o pico do Picoto -, atravessar uma zona húmida protegida Ramsar como a Mata de Mira de Aire, percorrer a rota dos exércitos da Batalha de Aljubarrota, saborear morcela, cheirar alecrim ou entrar nas grutas de Alvados.
Entre as novidades em 2023, o vice-presidente da autarquia destaca a passagem pelo Juncal, que mesmo estando “já fora do Parque Natural, tem uma zona de pinhal lindíssima”, e cujo percurso inclui a travessia pela quinta pedagógica, na Quinta da Júlia dos Ovos, “onde há burros e uma lagoa com barcos”.
Para concretizar Tok’andar, o município de Porto de Mós estabeleceu parcerias com 21 entidades locais.
Para incentivar a participação, que não tem custos, o município e as 21 entidades parceiras emitem um passaporte de caminheiro com informações sobre cada percurso. O registo dá direito a várias recompensas a partir da quinta participação no Tok’andar.
