Ligue-se a nós

Cinema

Um crime quase perfeito – Landscapers

Landscapers é uma minissérie de quatro episódios, disponível na HBO e baseada numa história verídica na qual os visados continuam até hoje a defender a sua inocência.

Publicado

em

Foto: Landscapers passa na HBO Portugal / DR

Título: Landscapers
Criadores: Ed Sinclair e Will Sharpe 
Ano: 2021 
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis

Susan (Olivia Colman) e Christopher (David Thewlis) são um casal britânico de meia-idade a viver em França. Christopher está desempregado. Susan é fascinada por filmes. Coleciona fotografias autografadas dos seus atores favoritos e outros “tesouros” relacionados com a arte cinematográfica, que obtém a preços inflacionados, o que prejudica as finanças já frágeis do casal.

A situação torna-se mais complicada ainda quando são contactados pela polícia, para prestar esclarecimentos sobre dois cadáveres descobertos no quintal de uma casa em Inglaterra. A casa é a antiga casa da família de Susan. Os cadáveres são os pais de Susan, enterrados há quinze anos e só agora descobertos. 

Landscapers equilibra-se entre o drama, o humor e o crime. A produção aventura-se em mudanças de cor dramáticas representando, quer saltos na cronologia da narrativa, quer alterações nas emoções de Susan. A protagonista, que encontrou no casamento perfeito um porto seguro, teve um passado bastante traumático, cujas sequelas se refletem no seu estado psicológico errático e ocasionalmente delirante. 

Os momentos de reconstituição dos acontecimentos, com diferentes perspetivas do que poderá ter acontecido, foram conseguidos de forma original e pouco usual, quebrando o naturalismo e fazendo a diferença na minissérie. 

As interpretações de Olivia Colman e David Thewlis são perfeitas. Apresentam-nos os alegados criminosos sem se resumir ao preto e branco, ao bem contra o mal. Susan e Christopher supostamente cometeram atos horrendos e condenáveis, no entanto não são personagens ocas e unidimensionais. São os vizinhos da porta ao lado. São o casal simpático, empático, leal e dedicado com as suas manias e excentricidades como qualquer outro. São simultaneamente reais, humanos e prisioneiros julgados e condenados. 

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES