Cinema
Um paraíso sem lei – Até à Morte
“Todos tomamos decisões, talvez menos livremente do que gostaríamos de acreditar”.

Título: Até à Morte
Realização: Ivan Kavanagh
Ano: 2019
Classificação IMDB: 5.8
No oeste americano sem lei, Pat (Emile Hirsch) é um emigrante irlandês e um bom homem. Carpinteiro e coveiro de profissão, ama a sua mulher e os seus filhos acima de tudo. Para os proteger, Pat faria qualquer coisa, até cruzar a fronteira entre o certo e o errado, o bem e o mal.
Subvalorizada, Até à Morte tem passado despercebida. Embora o género e o argumento não sejam revolucionários, é uma longa-metragem bastante cativante, com uma narrativa interessante e uma belíssima cor e cinematografia.
A produção belga, filmada no Luxemburgo e na Irlanda, expõe-nos uma história de ganância, vingança, sonho e esperança. O objetivo da comunidade de Garlow, uma pequena cidade na rota da Califórnia, é criar um paraíso na terra. Uma tarefa quase impossível, sendo a humanidade tão facilmente corrompida e o homem tão impiedoso.
É a lei do mais forte. Mas será que temos escolha? Será que Pat pode, realmente, seguir outro caminho e enfrentar o criminoso Dutch Albert (John Cusack), que invade a cidade com a sua onda de violência e vício? Ou serão as circunstâncias, hesitações, medos que provocam as suas reações e o forçam na única direção possível, com efeitos devastadores e permanentes nos seus relacionamentos e na sua vida?
É esta a questão central de Até à Morte, subjacente ao emblemático estilo western, em que o protagonista enfrenta o vilão heroicamente. Todos tomamos decisões, talvez menos livremente do que gostaríamos de acreditar.
Veja aqui o trailer:
