Ligue-se a nós

Cinema

Um prisma para a beleza do mundo – A Vida Extraordinária de Louis Wain

“Através da sua arte, Wain fez nascer uma nova perceção em relação aos gatos, abrindo caminho para que fossem aceites e adorados como animais de companhia e não apenas como meios de controlo de pragas ou veículos de superstições tolas”.

Publicado

em

Personagens acariciam um gato
Foto: Louis Wain é um talentoso e excêntrico artista nascido em 1860 / DR

Título: A Vida Extraordinária de Louis Wain
Realizador: Will Sharpe
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis

Louis Wain (Benedict Cumberbatch) é um artista britânico, que procura desvendar os mistérios da eletricidade e a sua influência no mundo, nas relações humanas e nos animais.

Depois da morte do pai, Louis fica responsável pelo sustento e educação de cinco irmãs. Emily Richardson (Claire Foy) é contratada para perceptora das jovens e, apesar das diferenças de classe e estatuto, Louis e Emily apaixonam-se e avançam para um casamento que desafia as convenções sociais da época.

Baseada em factos reais, a longa-metragem relata a vida e obra de Louis Wain, uma autêntica personagem. Elétrico e excêntrico, em constante movimento físico e mental, Wain foi um génio que literalmente ofereceu à sociedade ilustrações divertidas e amorosas, sinistras e psicadélicas e, acima de tudo, diferentes do que se conhecia até então.

Através da sua arte, Wain fez nascer uma nova perceção em relação aos gatos, abrindo caminho para que fossem aceites e adorados como animais de companhia e não apenas como meios de controlo de pragas ou veículos de superstições tolas.

A Vida Extraordinária de Louis Wain decorre na Inglaterra de finais do século XIX, até inícios do século XX, com uma breve passagem por Nova Iorque, tendo um especial cuidado no que diz respeito à precisão e detalhe do guarda-roupa e ao rigor e beleza dos cenários.

Todo o elenco é bastante sólido, oscilando suave e naturalmente entre o fantástico humor que percorre quase todo o filme e as situações graves e dramáticas que Wain e a sua família enfrentam ao longo da vida. O “espetáculo” é de Benedict Cumberbatch que encarna, credivelmente e mais uma vez, o génio louco e de Claire Foy, sua esposa e porto seguro. De destacar também as brevíssimas participações especiais de Taika Waititi e Nick Cave.

Agora nos cinemas, são duas horas de puro entretenimento, que se recomendam a toda a família (classificado para maiores de 12 anos).

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES