Ligue-se a nós

Cinema

Uma dose de terror bizarro – Titane

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Titane estará no Teatro Miguel Franco, nos dias 29 e 30 de novembro.

Publicado

em

Foto: Filme Titane / DR

Título: Titane  
Realizador: Julia Ducournau 
Ano: 2021 
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis
 

Alexia (Agathe Rousselle) sofre um terrível acidente rodoviário. No hospital, é-lhe colocada no crânio uma placa de titânio, um metal altamente resistente. A partir desse dia, ela desenvolve uma atração bastante invulgar por carros.

Vincent (Vincent Lindon) é um comandante dos bombeiros em profunda solidão desde o desaparecimento do seu filho, há dez anos, quando este era ainda uma criança. Após uma série de crimes violentos, Alexia toma o lugar do filho desaparecido de Vincent. 

Titane é um filme bizarro e pouco tradicional, que não agrada a qualquer pessoa, principalmente aos mais sensíveis. Choca, causa desconforto e faz pensar no que será a sua mensagem. Para parte do público poderá ser demasiado louco e irrealista, como se tivéssemos sempre presente que estamos perante uma ficção ou como se esperássemos que nos seja revelado que tudo não passa de um pesadelo ou delírio da protagonista.

A realização de Julia Ducournau e a cinematografia complementam-se para criar este ambiente onírico e evocativo de uma alucinação. 

As interpretações de Agathe Rousselle e Vicent Lindon contribuem para o absurdo da longa-metragem, sem deixar de parte o lado humano. O desespero e o sofrimento de ambos é um dos aspetos mais realistas e bem conseguidos do filme. 

Um dos temas centrais da produção é a ligação entre humanos e máquinas. Ducournau brinca com esta premissa, na qual sentimos mais empatia por um pedaço de metal do que por outra pessoa, que rejeitamos quando não corresponde às expetativas da sociedade. A relação entre Alexia e Vincent vem contrariar isto, mostrando o desenvolvimento de um laço intenso e verdadeiro, baseado na compaixão, proteção e apoio mútuo. 

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES