Cinema
Uma gigantesca e escabrosa festa – Babylon
Babylon é um filme sobre a indústria cinematográfica, para a indústria cinematográfica, com pouco de novo para dizer.

Título: Babylon
Realizador: Damien Chazelle
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 6/10 brisas do lis
Em Los Angeles, nos anos 20, tudo é possível.
Manny Torres (Diego Calva) é um emigrante mexicano fascinado pelo cinema, que sobe lentamente a escada do sucesso, começando por transportar um elefante por terras desertas e áridas e acabando por conseguir trabalhos de realização e por casar com uma estrela de Hollywood.
Nellie LaRoy (Margot Robbie) é uma aspirante a atriz com um poder de atração inegável, que persegue os seus grandes sonhos de forma temerária, extravagante e incessante.
Jack Conrad (Brad Pitt) é uma estrela consagrada, com dificuldade em aceitar a passagem dos anos e o decréscimo na sua popularidade.
Nomeada para três Óscares, três BAFTA e vencedora de um Globo de Ouro, a longa-metragem destaca-se nas categorias técnicas com um design de produção irrepreensível e uma banda sonora fantástica. No entanto, torna-se incrivelmente longa, com um guião indulgente, personagens caricaturais e sem sumo suficiente para preencher mais de três horas de imagens em catadupa.
A escandalosa produção é a epítome da loucura de Hollywood: o excesso e a decadência, a ascensão e a queda. Por entre uma notória ausência de moderação, Damien Chazelle procura materializar a atração dos filmes, capturar o seu significado e explicar porque são uma paixão para milhões de pessoas.
