Ligue-se a nós

Cinema

Uma história do País Basco – Pátria

“Com uma cinematografia comovente e um ritmo lento, a produção de Pátria explora profundamente uma época negra e marcante da história espanhola”.

Publicado

em

Filme Pátria
Foto: Filme Pátria do criador Aitor Gabilondo / DR

Título: Pátria
Criador: Aitor Gabilondo
Ano: 2020
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis

 

A vida de Bittori (Elena Irureta) e dos seus dois filhos muda radicalmente, quando o seu marido, Txato (José Ramón Soroiz), é assassinado à porta de casa num atentado da ETA. A sua melhor amiga, Miren (Ane Gabarain), defende a independência do País Basco e um dos seus filhos pertence à organização separatista.

Depois deste acontecimento trágico, Bittori e Miren afastam-se irremediavelmente. As famílias das duas mulheres vão aprendendo a lidar com a perda, a dor e as contradições morais, repercussões sentidas de ambos os lados da barricada.

Disponível na HBO, a minissérie estende-se durante cerca de três décadas, numa edição não linear, na qual vamos visitando diferentes momentos no tempo e no espaço. À medida que regressamos ao passado e voltamos ao presente, vamos colando os pedacinhos desta história e das personagens. Vamos descobrindo quem eram estas pessoas e como as suas vivências, condicionadas e influenciadas pela luta do seu povo, foram moldando as suas personalidades e ações ao longo da vida.

Pátria aborda a forma violenta como o contexto provoca divisões extremas e duradouras na comunidade, entre vizinhos, amigos e familiares. Da violência policial à instrumentalização de um ideal em prol de vinganças pessoais e mesquinhas, são oito episódios carregados de emoção e representações maravilhosas.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES