Cinema
Variações, o filme biográfico
«Apesar de já sabermos “o final da história”, Variações consegue comover e deixar-nos com a sensação de querer mais».

Título: Variações
Realização: João Maia
Ano: 2019
Classificação IMDB: 7.5
Variações é um filme biográfico, sobre um artista que teve uma carreira breve, mas deixou um legado musical único. A história de António é contada com toda a excentricidade e humildade que lhe conhecemos, mas sem cair no exagero e no cliché.
É um surpreendente exemplo do cinema que se faz hoje em Portugal, que nada fica a dever ao nível de qualidade a que as produções internacionais nos habituaram. Uma fotografia belíssima, uma caraterização fantástica e um guião bem escrito, interpretado de forma natural e desafetada por António (Sérgio Praia) e Fernando (Filipe Duarte), cuja relação romântica é apresentada com subtileza, tornando-a ainda mais icónica e memorável.
A crítica a um Portugal de mente fechada está sempre presente, tanto na forma como encara a sexualidade, como na indústria musical, onde os artistas são etiquetados e distribuídos por categorias pré-definidas, asfixiando a sua liberdade criativa. Uma crítica com um toque de ironia.
Apesar de já sabermos “o final da história”, Variações consegue comover e deixar-nos com a sensação de querer mais… Mais música, mais discos, mais vida de quem, como os barcos da procissão, ficou debaixo de água o ano inteiro e emergiu apenas para um breve dia de glória.
Veja aqui o trailer:
