Ligue-se a nós

Cinema

Vivarium – Uma celebração da humanidade

“Uma celebração arrepiante e desconcertante do melhor da humanidade”.

Publicado

em

Vivarium
Foto: Vivarium / DR

Título: Vivarium
Realizador: Lorcan Finnegan
Ano: 2019
Classificação Notícias de Leiria: 6/10 brisas do lis

Gemma (Imogen Poots) e Tom (Jesse Eisenberg) são um jovem casal à procura de casa. Ela é professora, ele é jardineiro e estão apaixonados. Quando conhecem Martin, um agente imobiliário bastante peculiar, aceitam visitar uma moradia numa nova urbanização chamada Yonder. É neste bairro dos subúrbios, onde todas as casas são idênticas e todas as ruas iguais, que o agente os abandona sem qualquer explicação.

O casal tenta sair de Yonder, mas voltam sempre à mesma vivenda, que é agora o seu lar. Num conjunto de sequências repetitivas, as personagens tentar fugir de carro, depois a pé, enviando sinais de socorro e até escavando um buraco, sem sucesso. Estão presos num loop, na moradia n.º 9, nas tarefas rotineiras como tomar o pequeno-almoço e lavar a roupa. Gemma e Tom estão subitamente acorrentados ao dia-a-dia aborrecido de todos nós, repetindo as mesmas ações banais vezes sem conta.

Na sua “prisão”, surge uma esperança. É-lhes deixado um bebé para cuidarem, com a promessa de serem libertados se o fizerem. Não é um bebé “normal” e o casal depressa se apercebe disso. No entanto, o instinto maternal é mais forte e Gemma dá ao seu melhor para proteger e educar a criança que, em poucos meses, se transforma num adulto.

Da capacidade quase infinita do ser humano na sua dedicação aos outros, da compaixão e abnegação de nós próprios a favor da prole (seja ela qual for), surge Vivarium. Uma celebração arrepiante e desconcertante do melhor da humanidade.

Veja aqui o trailer:

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES